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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como definir um nicho de mercado e alavancar leitores no meu blog?

                

Suponhamos que você tem um bom conhecimento e experiência em manutenção de carros; ou então você manja bastante de games; ou então ainda você conhece muito sobre moda e estilos. Tudo começa a partir de uma ideia. Não basta ser uma simples ideia, você precisa “viver” aquilo, pois apenas “vivendo” aquele assunto você terá satisfação em escrever. Manter-se atualizado é mais que uma necessidade, podemos dizer que é como um dever. Ficar antenado nas novidades tecnológicas, na regulamentação de leis, no mercado financeiro, etc.


Muitas empresas perdem clientes não por falta de estrutura ou funcionários, mas sim, porque se tornou obsoleta em seus processos e tecnologia. Se tornar obsoleta hoje é sinônimo de perda de dinheiro! Tanto porque não conseguirá competir de igualdade com seus concorrentes, quanto o tempo de resposta poderá ser maior (além dos ruídos e obstáculos no meio do caminho)... Em ambos os cenários a empresa sai perdendo.
               
Mas como identificar um público antes de definir um tema e assunto para o blog?       
                No campo de pesquisa científica, há dois conceitos e definições para “pesquisa”: a qualitativa e a quantitativa. A qualitativa são pesquisas realizadas no âmbito para se definir valores, ideias, propostas, escolhas, mercados, temas, etc. Ex.: você prefere assistir um filme em casa ou no cinema? Já a pesquisa quantitativa, está ligada a quantidade, números, comparação de resultados. Por exemplo: quantos filmes em média você assiste por mês? (ou em casa/cinema).
Realizando perguntas nesses âmbitos, você conseguirá chegar a resultados incríveis, pois não adiantará você encontrar um nicho apenas por quantidade, pois ser não correrá o risco do seu blog se tornar insosso. Tampouco, se preocupar apenas com qualidade, não terá movimentação em seu blog. Exemplo: atividades esportivas para terceira idade. É um assunto bacana, certo?! Pois bem, aí que entra a pesquisa científica. Veja algumas perguntas que o ajudará a definir:



  • Quais atividades esportivas você (entrevistando alguém acima de 60 anos) gostaria de praticar ou pratica?
  •  Há um centro esportivo ou local para praticar atividades esportivas próximo a sua casa?         
  •  Quanto tempo por dia você teria para se dedicar às atividades?         
  •  Você gosta de ler conteúdos ligados a saúde em jornais, revistas ou internet?            
  •  Se existisse um site especialmente dedicado a esse assunto, você acessaria? Se sim, quantas vezes por semana?
                Observem que as primeiras quatro primeiras perguntas são realizadas para sondagem do nicho em si. São perguntas qualitativas e quantitativas. A quinta é mais objetiva e direta. Perceba que não há como ficar apenas de um lado. Você precisa encontrar o equilíbrio em ambos os lados.
                Ok. Agora que já sabemos um pouco como encontrar o nicho, afinal o que é SEO? Como “otimizar” o meu blog para acertar em cheio esse público alvo?
                SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization. Através de palavras chave e repetitivas, os mecanismos de buscam criam e possuem índices de pesquisa. Esses índices de pesquisa armazenam palavras chave de modo que, ao usuário digitar a(s) palavra(s) chave no em seu mecanismo de pesquisa, ele automaticamente indexa os sites que possuem essas keywords(palavras chave) em suas páginas.

Podemos comparar a indexação como a desfragmentação de disco. Ao passar do tempo, com a criação e deleção de diretórios, instalação e remoção de softwares, o disco rígido vai apontando cada byte para um cluster do disco. Com o passar do tempo, esses clusters ficam confusos. Pois um diretório que estava em um lugar é movido para outro. Em cima desse cluster posteriormente é instalado um programa (por exemplo). Depois, o disco é formatado e troca-se de o sistema operacional (alterando também a base de arquivos (exemplo: Windows: NTFS / FAT16/32 – Linux EXT3/EXT4)).. ou seja, é necessário uma organização dos índices do HD, é como se fosse organizar o seu quarto depois de 3 meses sem arrumar. É a mesma coisa que o sistema operacional faz com o HD e é a mesma coisa que o SEO faz. Ele cria índices, sumariza websites e seus conteúdos à partir das keywords inseridas. Essas keywords podem ser inseridas no código HTML da página índex.html, quanto que em cada página/postagem individual.


 Realize inúmeras pesquisas, tanto pessoal quanto virtualmente. Converse com amigos que tenham outros blogs. Pergunte a eles como foi a alavancagem de visualizações mensais/semanais/diárias. Lembre-se de que você faz um papel de um vendedor, porém ao invés de vender um produto ou serviço, você disponibiliza/compartilha uma informação. E as vezes, isso é muito mais valioso. Quando um cliente é bem atendido, ele volta ao estabelecimento e irá procurar aquele(a) vendedor(a) atencioso(a). Ter um acesso a uma notícia é fácil. Difícil é ter o usuário de internet visualizando sua página diariamente, mesmo que não tenha assuntos do interesse dele.

Não deixem de comentar. Compartilhe sua experiência/crítica conosco.


Até a próxima! Deus nos abençoe.

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