Suponhamos que você tem um bom conhecimento e experiência em manutenção de carros; ou então você manja bastante de games; ou então ainda você conhece muito sobre moda e estilos. Tudo começa a partir de uma ideia. Não basta ser uma simples ideia, você precisa “viver” aquilo, pois apenas “vivendo” aquele assunto você terá satisfação em escrever. Manter-se atualizado é mais que uma necessidade, podemos dizer que é como um dever. Ficar antenado nas novidades tecnológicas, na regulamentação de leis, no mercado financeiro, etc.

Mas como identificar um público antes de definir um tema e assunto para o blog?
No campo de pesquisa científica, há dois conceitos e definições para “pesquisa”: a qualitativa e a quantitativa. A qualitativa são pesquisas realizadas no âmbito para se definir valores, ideias, propostas, escolhas, mercados, temas, etc. Ex.: você prefere assistir um filme em casa ou no cinema? Já a pesquisa quantitativa, está ligada a quantidade, números, comparação de resultados. Por exemplo: quantos filmes em média você assiste por mês? (ou em casa/cinema).

- Quais atividades esportivas você (entrevistando alguém acima de 60 anos) gostaria de praticar ou pratica?
- Há um centro esportivo ou local para praticar atividades esportivas próximo a sua casa?
- Quanto tempo por dia você teria para se dedicar às atividades?
- Você gosta de ler conteúdos ligados a saúde em jornais, revistas ou internet?
- Se existisse um site especialmente dedicado a esse assunto, você acessaria? Se sim, quantas vezes por semana?

Observem
que as primeiras quatro primeiras perguntas são realizadas para sondagem do
nicho em si. São perguntas qualitativas e quantitativas. A quinta é mais
objetiva e direta. Perceba que não há como ficar apenas de um lado. Você
precisa encontrar o equilíbrio em ambos os lados.
Ok.
Agora que já sabemos um pouco como encontrar o nicho, afinal o que é SEO? Como
“otimizar” o meu blog para acertar em cheio esse público alvo?

Realize inúmeras pesquisas, tanto pessoal quanto virtualmente. Converse com amigos que tenham outros blogs. Pergunte a eles como foi a alavancagem de visualizações mensais/semanais/diárias. Lembre-se de que você faz um papel de um vendedor, porém ao invés de vender um produto ou serviço, você disponibiliza/compartilha uma informação. E as vezes, isso é muito mais valioso. Quando um cliente é bem atendido, ele volta ao estabelecimento e irá procurar aquele(a) vendedor(a) atencioso(a). Ter um acesso a uma notícia é fácil. Difícil é ter o usuário de internet visualizando sua página diariamente, mesmo que não tenha assuntos do interesse dele.
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